"como se dará a migração dos vírus do desktop para os celulares".

A resposta é bastante simples. Não haverá migração.

O modo clássico como foram criados os primeiros vírus e os seus vetores de infecção que observamos nas décadas de 80, 90 e a partir do ano 2000 não devem ser repetidos com os chamados "smartphones" - por uma série fatores.
O conceito de "vírus" é relativo a um código, uma série de informações compiladas em computador, que se espalha para outros arquivos e assim sucessivamente, contaminando e comprometendo (ou não) o equipamento. O que observamos atualmente são ataques mais sutis e mais engenhosos, como os recentes ataques para iPhone, que a imprensa declarou erroneamente como vírus, mas era na verdade um worm (pois explorava uma brecha de segurança do Gadget da Apple).
Esse malware foi criado para registrar as teclas quando digitamos nossas identificações de usuários e senhas - um processo para os "cibercriminosos" descobrirem informações bancárias, em uma época em que mais e mais pessoas estão fazendo transações financeiras usando telefones celulares.
Podemos esperar, também, malwares que transmitirão informações sobre os nossos hábitos de navegação para seus criadores, usando essa informação para decidir que anúncios nos devem ser direcionados.
Então, em curtas palavras: os vírus não vão migrar de um desktop para um smartphone, seja ele usando o sistema operacional Symbian, Android, Windows Mobile ou o sistema da Apple para o iPhone.
Além disso, como não existe um sistema operacional dominante (como é o caso da Microsoft com a família de produtos Windows), fica muito mais complicado o desenvolvimento de aplicações que sejam usadas por poucos indivíduos e muito mais complicada a sua disseminação mundo afora. 

Então, o que podemos fazer? 

Tenha certeza de que, enquanto os criminosos estão estudando esses novos celulares inteligentes, existem outras pessoas que também estão. O mundo digital é complexo e o mundo lá fora é complicado, por isso, mantenha-se alerta sobre novas tecnologias que surgem a cada dia - só assim teremos certeza de como nos manter seguros diante das ameaças criadas para dispositivos móveis.


0 Response for the "Migração de vírus do desktop para celular"

Postar um comentário